Nossa Hitória

Tendo como mantenedora a Fundação Pedro Américo, a Rede Ita surgiu inicialmente como TV Itararé, em 29 de setembro de 2006, sendo a primeira emissora de televisão pública de Campina Grande. Nascida da mente visionária e empreendedora de Dalton Gadelha, a Rede Ita faz parte da Unifacisa, um ecossistema empresarial paraibano que atua em várias frentes como educação, saúde, desenvolvimento social, comunicação e cultura.

Inicialmente sediada no bairro do Itararé, no Campus I da Unifacisa, a emissora logo precisou expandir-se, mudando para uma sede maior. A partir de 14 de março de 2014, a Itararé passou a funcionar na rua Luiza Bezerra Mota, 200, Catolé, com uma infraestrutura de 900m² distribuídos em três estúdios multiuso, cenário virtual com tecnologia em chroma key, redação, ilhas de edição, ilha de off, camarim, controle técnico e departamentos administrativo e de captação. Nessa mesma data, a então TV Itararé passou a realizar as transmissões em sinal digital para o público de Campina Grande e cidades vizinhas, oferecendo imagens em alta definição, através do canal 18.1 UHF.

A TV Itararé agora é Rede Ita

Em março de 2022, a TV Itararé passou por um processo de rebranding, reformulando sua grade de programação, agregando novos talentos e adotando uma marca mais fluida e enxuta: Rede Ita. Os seus programas adotaram mais interação com o público e o conceito multiplataforma se estabeleceu, deixando de ser apenas uma emissora de TV aberta, para ser vista em multitelas a qualquer hora e em qualquer lugar. Tudo isso sem perder o alinhamento com a TV Cultura, da qual é afiliada, que preza por uma programação voltada para a educação, a cultura e o estímulo à cidadania.